quinta-feira, 1 de março de 2012
O Big Bang Vs. O Mito da Criação
Quão diferentes são?
Quão diferente é esta alegoria do surgimento do mundo de caos a partir do Big Bang "moderna" com seus componentes inexplicáveis? Para mim, a resposta é "não muito, se qualquer coisa." Caos e Ordem pode ser apenas outras palavras que descrevem o mesmo fenômeno como o "Big Bang". Em vez de uma força explosiva originário do nada, mas vindo de dentro da sopa cósmica, os gregos tinham uma espécie de sopa primordial, desorganizado e caótico, com o princípio da Ordem de repente a afirmar-se. Além disso, eu suspeito que as pessoas do mundo antigo eram tão variadas quanto são hoje, com alguns acreditando que o literal, o alegórico alguns, nunca alguma outra coisa completamente diferente, e outros, mesmo considerando o início da vida.
Qual é a diferença entre mito e ciência?
Como sabemos alguma coisa?
Questões intimamente ligadas à natureza do mito e do existencial "que é a verdade?" e "como é que sabemos alguma coisa?" Os filósofos e outros pensadores vêm-se com afirmações como "Cogito, ergo sum" "Eu penso, logo existo", o que pode tranquilizar-nos, mas não estipulam uma realidade que é a mesma para todos nós. (Por exemplo, eu penso, logo existo, mas talvez você não acha que o seu pensamento ou talvez não conta porque você é um computador, por tudo que eu sei.)
Se isto não é imediatamente óbvio, considere estas perguntas sobre a verdade: É verdade absoluta ou relativa? Se absoluta, como você definiria isso? Todos concordam com você? Se relativa, não há quem diga que a sua verdade é uma mentira?
Parece justo dizer que o mito não é o mesmo que fato científico, mas o que exatamente isso significa mesmo?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Achei esse blog muito interessante
Enviar um comentário