Quando se pensa em mitos, pode pensar-se em histórias sobre heróis que são filhos de deuses (tornando-os semideuses) quer com uma força incrível ou um deus que ajuda os semideuses em incríveis aventuras contra os males do mundo.
Há, contudo, muito mais mitos do que as lendas heróicas. Os Mitos servem como explicação bem aceite pelas pessoas que compartilham o mito. Aqui estamos estamos interessados nos mitos sobre a criação.
Mito da Criação, Caos, Big Bang: Qual é a diferença?
Quer chamemos mito, ciência, ficção, ou Bíblia, as explicações para a origem do homem e do universo sempre foram muito populares.
Mitos da Criação
Você sabe como o mundo foi criado? Você estava lá para ver? Que provas você tem de que aquilo que você acredita que aconteceu realmente aconteceu?
Hoje, existem duas teorias principais - o Big Bang e de um mundo que foi gerado por Deus.
Talvez surpreendentemente, a antiga versão grega não se baseou num Deus mas as pessoas que escreveram sobre isso certamente não sabiam nada sobre um Big Bang.
Se olharmos para um dos antigos mitos da criação gregos, o mundo era originalmente do Caos. Tal como o seu homónimo na vida cotidiana, este caos era uma não-ordenação, um-nada, não muito imaginável estado, disforme.
Do Caos, Ordem apareceu de repente, e de conflito entre Caos e Ordem, tudo veio à existência.
Enquanto olhamos para estas palavras capitalizadas (Caos e Ordem)pensamos que representam personificações - quase deuses menores - e chamar-lhes "superstições primitivas", pode até ser injusto.
Temos, na nossa vida, abundância de personificações - como governo, Estado ou grandes empresas-, e muitos de nós oferecem adoração em altares proverbiais, por isso cabe-nos a nós reservar o julgamento sobre a forma como alguém "em tempos" explicava a realidade e em termos de poderes invisíveis. Aqueles que veneram nos altares dos "resumos científicos", ainda assim usam termos para simplificar as coisas. É provável que os antigos fizessem isso também.
Sem comentários:
Enviar um comentário