terça-feira, 28 de junho de 2011

Teorias sobre o tamanho do Universo


Como se mede o tamanho do Universo? O desafio de medir o tamanho do Universo não está na sua enormidade. Basicamente, se queres medir uma área muito grande, tudo o que precisas é uma régua muito grande!
No caso do Universo, uma das formas de medição é fornecido pela radiação cósmica de fundo em microondas (RCFM), o contador da história de vida do Big Bang! E até não existem grandes dificuldades em apanhar essas radiações. A Wilkinson Microwave Anisotropy Probe ou WMAP tem sido capaz de gerar um mapa muito detalhado do céu.
Informações do WMAP tem levado os cientistas estimar a idade do Universo em 13,7 bilhões de anos.
Isto tem levado algumas pessoas a acreditar que, uma vez que foram necessários 13,7 bilhões anos para a radiação chegar até nós, então a borda do Universo tem que estar a 13,7 bilhões de anos-luz de distância.
Contudo é importante lembrar que não só é o Universo que está em expansão, mas que a sua taxa de expansão também está a aumentar. E é aqui que as coisas complicam ainda mais... Como o Universo está em expansão em todas as direções e uma vez que nas regiões mais afastadas, as galáxias se estão afastando a taxas próximas à velocidade da luz, então provavelmente nunca receberemos os sinais vindos dessas zonas.
É esta a razão pela qual muitas vezes usamos o termo "universo observável". Simplesmente há zonas do Universo, que nós nunca poderemos observar.

Sem comentários: